7 Passos para se tornar um Profissional Sustentável.

O que é SER Profissional Sustentável?

Inicialmente, ao que nos transparece, é bom observar que não é comum e nem usual o termo “profissional sustentável”.

Tomamos a liberdade de inclui-lo na nossa pauta, entendendo que a sustentabilidade está ligada a tudo.  Assim, há possibilidade de se conceituar o que chamamos profissional sustentável.

Sabemos que não há como pensar em indivíduos e ambiente sem pensarmos nos chamados temas transversais.  Como exemplo, citamos o trabalho, a política, a saúde, a interdisciplinaridade; ou seja, o que nos rodeia e está diante dos nossos olhos.

Mas…

O que é necessário para atuar como profissional sustentável?

Dependemos de muitos fatores, dentre eles:

  1. Trabalhar em um ambiente satisfatório que preserve a saúde, a segurança, o desenvolvimento profissional e pessoal. A saúde no trabalho pode ser compreendida como integração social e desenvolvimento da capacidade humana.
  2. Pensar de forma interdisciplinar, percebendo que a sustentabilidade depende de todos os elementos que influenciam nossa vida cotidianamente.
  3. Desenvolver nossa capacidade interativa com profissionais que atuam em áreas interligadas às ações que desenvolvemos.
  4. Buscar reciclar e se informar com o objetivo de obter a consistência necessária para atuação prática.
  5.  Contribuir para a busca da promoção social e a justiça em prol dos usuários atendidos.
  6.  Conhecer melhor as leis, cooperando para promoção da cidadania e justiça.

Certamente, “Profissional Sustentável” é aquele que, preparado, atua em equipe, valoriza os aspectos correlacionados ao desenvolvimento da área na qual é vinculado.

O Profissional Sustentável observa assim como outras áreas de atuação, que a sua profissão tem parâmetros éticos e humanos.  Esses parâmetros somente são reconhecidos numa atuação sustentável.

O Profissional Sustentável deve ter uma relação efetiva com o organismo no qual exerce sua função. Ele deve  buscar um conhecimento global, colocando-o em sintonia com sua profissão e diferenciando-o dos demais profissionais.

E o que se faz para ser um “Profissional Sustentável”?

Veja o nosso INFOGRÁFICO e saiba mais!

Profissional Sustentável
Como se tornar um profissional sustentável?

Nos vemos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!